sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Santana de Parnaíba reúne mais de 20 mil foliões nos cinco dias de Carnaval

O bloco Alegria dos Koroas, que se apresentou no coreto da cidade, tocou marchinhas tradicionais de carnaval, possibilitando aos pais que trouxessem os filhos pequenos para curtir a folia
Santana de Parnaíba atraiu mais de 20 mil foliões nos cinco dias de Carnaval de Rua, de 8 a 12 de fevereiro, considerado um dos maiores e mais tradicional da Grande São Paulo. Realizado pela Prefeitura da cidade, a programação deste ano, contou uma festa nos moldes de antigamente, quando se tocava somente marchinhas de carnaval e samba de bumbo. Houve também a apresentação com o desfile das três escolas de samba da cidade, a Unidos de Parnaíba, o Portal da Amizade e a estreante Mocidade de São Luís.
A abertura oficial do carnaval aconteceu na sexta-feira (08/02), com a noite dos fantasmas, quando diversos foliões se vestem de vampiros, bruxos e outras fantasias fantasmagóricas e seguem animados atrás do grupo mais antigo da cidade: o Grito da Noite. Com o seu samba de bumbo característico, que remete ao período dos escravos, o bloco arrasta todos os anos, milhares de foliões pelas ruas do centro histórico.
No segundo dia, sábado (09/02), a festa continuou bastante animada. O primeiro bloco a sair foi o estreante “Esquenta do Sambão”, que tocou ao longo de todo o seu percurso muito samba de bumbo. E em seguida foi a vez do bloco “Samba Pras Moças”, que também participou pela primeira vez do carnaval parnaibano. Como o próprio nome diz, o bloco composto somente por mulheres animou a festa da cidade cantando marchinhas de carnaval.
No domingo (10/02), os foliões puderam conferir as três escolas de samba da cidade, que desfilaram mesmo em baixo de chuva, não atrapalhando em nada a alegria da festa. A primeira a sair no dia foi a estreante Mocidade de São Luiz, que levou para a rua o tema “Do grito da liberdade nasceu nossa morada, com a benção de São Luís, salve mocidade”, composição de Fernando Barreto. Em seguida, foi a vez do Portal da Amizade apresentar todo o seu esplendor com o samba-enredo “É tempo de Esperança. Homenagem aos nossos valentes guerreiros que tanto lutam pelo Portal da Amizade”, composição de Luciana Breve e Rayssa Breve. E por último, quem fechou a festa do dia foi a Unidos de Parnaíba, com o tema “Unidos pinta o sete”, composto por Fabio Pires, Helio Luiz e Michel.
Segunda-feira as festividades foram abertas pelo bloco Alegria dos Koroas, que fizeram sua apresentação no coreto da Praça, debaixo de muito sol, o que animou mais ainda os foliões. O bloco apresentou marchinhas tradicionais de carnaval, o que possibilitou que muitos pais trouxessem os filhos pequenos para curtir a folia. Mais tarde foi a vez do bloco Briga de Galo, do instituto Sufrutoverdeus, que percorreu as principais ruas do centro histórico, animando a todos os presentes.
A criançada também se divertiu neste carnaval na matinê, que aconteceu no domingo e na terça-feira, na Praça Quatorze de Novembro. Ao longo de todo o período da tarde, as crianças, com diversas fantasias, brincaram e pularam muito.
Para a secretária de Cultura e Turismo Fátima Muro o objetivo do carnaval deste ano foi resgatar as antigas tradições carnavalescas da cidade e promover uma festa mais familiar, em que pessoas de todas as idades pudessem se divertir. “A nossa avaliação foi muito positiva, pois o resultado veio ao encontro de nossas expectativas. Conseguimos fazer um carnaval solidário, para todas as idades. E o principal reforçar o samba de bumbo e resgatar a tradição das marchinhas de carnaval”, disse a secretária. “O carnaval deste ano serviu para termos uma visão do que pode ser melhorado para 2014. E é claro que vai haver mudanças para que possamos realizar uma festa ainda melhor”, completou a secretária.

Infraestrutura
Para garantir o bem estar do folião, a Prefeitura contou com uma ampla estrutura na área da saúde entre os dias 09 e 12 de fevereiro. Uma das ações foi a disponibilização de três ambulâncias para socorrer as pessoas que passassem mal durante o evento. Inclusive, uma delas acompanhou o tempo todo o desfile dos blocos. A Vigilância Sanitária também fiscalizou as barracas da Praça de Alimentação  e os comércios em relação à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. A Vigilância Epidemiológica forneceu gratuitamente cerca de 50 mil preservativos ao longo de todo o Carnaval da cidade. A finalidade da ação foi de conscientizar e garantir aos foliões uma diversão segura, sem correr o risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Para garantir a segurança do folião nos cinco dias de Carnaval, a Prefeitura contou com o trabalho da Guarda Municipal Comunitária (GMC), com 140 oficiais, 20 viaturas e seis motos, além 75 policiais militares e de 40 seguranças particulares, contratados especialmente para o evento.
A cidade também foi monitorada por 12 câmeras espalhadas por diversos pontos estratégicos, que cobriram todo o Centro Histórico. A medida propiciou uma vigilância mais intensa, permitindo que o policiamento chegasse ao local assim que algo fugisse da normalidade, como no combate ao tráfico de drogas e brigas. Outra ação eficaz foi o fechamento de todo o entorno do Centro Histórico. Para acessar o local da festa, todos os foliões tiveram de passar por um dos dois portais, colocados nas entradas do Centro Histórico, com detectores de metal.

Texto: Alessandra Oliveira – Mtb 33.655 e Estela Eduardo 
Fotos: Márcio Martinelli

Sob nova direção Câmara de vereadores realiza sua 1ª sessão

A primeira sessão do ano realizada na tarde do dia 05 de fevereiro, na Câmara Municipal de Santana de Parnaíba foi marcada pela participação dos vereadores em sua primeira gestão. O vereador e presidente, Elvis Cezar (PSDB) mostrou empolgação no comando dos trabalhos. O vice-prefeito da cidade, Oswaldo Borelli, representou o prefeito, Antonio da Rocha Marmo Cezar, que estava em Brasília (DF)


Ao assumir a presidência da Casa de Leis de Santana de Parnaíba, o vereador Elvis Cezar, demonstrou ter um estilo próprio no comando dos trabalhos. Antes mesmo de compor a Mesa Diretora para dar início a leitura da pauta do dia, começou a agradecer a presença do público que lotou as dependências do Plenário e começou a convidar autoridades para subirem ao palco. Depois de acomodar os convidados especiais, entre eles o comandante da Polícia Militar, da Guarda Metropolitana, do Conseg – Conselho de Segurança, de ONGs – Organizações Não Governamentais, Igrejas, Imprensa, Artistas, Líderes Comunitários, Vereador de Pirapora do Bom Jesus, é que deu início aos trabalhos da sessão ordinária.

Dos 15 vereadores, somente Guilherme Correia (DEM) esteve ausente por motivo de ordem pessoal. A sessão não pode contar também com a presença do prefeito de Santana de Parnaíba, Antonio da Rocha Marmo Cezar, pelo motivo do mesmo ter viajado na noite anterior à Brasília, com a finalidade de buscar recursos financeiros para o município. “Depois da posse, esse seria um segundo momento mais importante na trajetória política do prefeito Cezar, mas ele abriu mão desta emoção para buscar recursos para o município. Recebemos o caixa da prefeitura com dívidas, servidores sem pagamentos e uma situação difícil de ordem administrativa”, declara Borelli.

Os secretários se revezaram na leitura das dezenas de Indicações, Requerimentos e Moções. Em seguida, os vereadores se pronunciaram para efetuar os pedidos de autorização de assinatura aos autores dos respectivos requerimentos.

No final da leitura das Moções, muitas deles de pesar, o presidente convocou a todos os presentes para fazerem Um Minuto de Silêncio em respeito aos falecimentos e, em especial, as vítimas da tragédia ocorrida na cidade gaúcha de Santa Maria, que matou 238 jovens.

Se inscreveram para os pronunciamentos livres, 9 (nove) vereadores. Destes somente 3 (três) já exerceram mandatos como vereador, os demais estão em sua primeira gestão. “Fiquei nervoso, mas até o presidente ficou, acho que é normal para a primeira vez. Até recebi palmas!”, comentou o vereador Antonio Marcos Batista Pereira (O Tonho - PSDB), que usou a tribuna para falar de nepotismo – contratação de parentes no poder executivo, abordado inicialmente pelo vereador Ângelo da Silva Souza (PSB).

“Cargos como o da primeira dama, a frente da Secretaria de Promoção Social não pode ser visto como errado. Ela está servindo ao governo e não ao prefeito. Errado mesmo era a corrupção que existia dos funcionários públicos na gestão anterior”.

“Não sou contra e nem a favor de um ou de outro prefeito, sou a favor do povo de Santana de Parnaíba. Colocar parentes em cargos na prefeitura pode até ser legal, mas para mim é imoral”, fala o vereador Ângelo Souza.

Já o vereador Evanilson Martins (Nilson Cadeirante – PDT), frisou que o seu foco de trabalho será a acessibilidade e a inclusão social, mas também disse ser grande incentivador de ações públicas voltadas aos esportes, educação e saúde para a população”.

O vereador Ronaldo Santos (PSB) foi o único da gestão anterior a se pronunciar na tribuna para comentar deste seu novo mandato sob nova direção na Câmara e na Prefeitura Municipal.

O líder do governo, vereador Nequinho Desanti (PTB), deixou claro que a sua experiência na Câmara (hoje em seu 6º mandato) e também no executivo farão a diferença no seu trabalho. “Não posso admitir que uma cidade tão importante como Santana de Parnaíba ainda tenha problemas básicos, como falta d´água e 100% sem tratamento de esgoto. É inadmissível!”.

Em seu pronunciamento, o vereador e presidente Elvis Cezar frisou a importância do papel do vereador de legislar em prol da população, fiscalizar os serviços prestados na cidade e pediu empenho de todos os vereadores da Casa para o trabalho de denunciar os possíveis erros cometidos pelo poder executivo. “Não vou inverter meus valores porque o prefeito é o meu pai. Acredito que imoral é você ter conhecimento e consciência dos erros e não denunciar. Não aceito uma cidade com orçamento milionário não ter dinheiro para comprar medicamentos. Não arcar com a responsabilidade de pagar os honorários do funcionalismo público para pagar credores privilegiados. Colegas, não tenham medo de se manifestarem, precisamos nos unir para fazer o melhor pela nossa cidade. Vamos consertar o que está errado, sem alterar os princípios morais”, afirma o presidente.

O vice-prefeito Borelli encerrou a sessão comentando os primeiros 36 dias de administração. “Começamos este mandato, nem nenhuma transição. O governo anterior prejudicou muito a cidade. Mas o povo mudou e vai superar os obstáculos colocados. O trabalho do vereador é fiscalizar o poder executivo, então que todos fiscalizem erros como o que achamos na administração pública, onde além de dívidas, funcionários e prestadores de serviços sem pagamento, encontramos erros inadmissíveis como, por exemplo, dezenas de imóveis alugados, gastando milhões do dinheiro público de forma inútil. A grande conquista da cidade, a ETEC – Escola Técnica Estadual inaugurada no final do ano passado não pode ter as aulas iniciadas ontem, 04 de fevereiro, porque o Governo do Estado expediu um documento relatando que a escola não está em condições de funcionamento, com problemas sérios de segurança, como rachaduras, infiltrações, falta de ponto de água e luz, sem elevadores, etc. O prédio está interditado. Mas como afirmou o prefeito Cezar é o fim da corrupção na história de Santana de Parnaíba, é isto que vai acontecer, mas precisamos que todos sejam fiscalizadores dos atos no município. Precisamos da ajuda de todos nesta luta”, encerra Borelli.

Câmara de Santana de Parnaíba inicia atividades legislativas de 2013



A Câmara Municipal de Santana de Parnaíba realiza na terça-feira, 5, a sua primeira sessão ordinária de 2013. É em fevereiro que se inicia a chamada Sessão Legislativa – período do ano em que os vereadores se reúnem para deliberar sobre os assuntos da cidade conforme previsto na Lei Orgânica do município.

Este ano a Câmara conta com o aumento de quatro vereadores nos seus quadros passando a um total de 15 vereadores, são eles:1. Agnaldo Benites Moreno (Agnaldo Moreno); 2. Amâncio Raimundo de Sousa Neto (Amancio Neto); 3. Ângelo da Silva Souza (Ângelo da Silva); 4. Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos o Tonho); 5. Elvis Leonardo Cezar (Elvis Cezar); 6. Evanilson Martins (Nilson Cadeirante); 7. Francisco Miguel Neto (Chiquinho Miguel); 8. Genuíno Antonio de Lima (Gino Mariano); 9. Guilherme da Silva Correia (Guilherme Correia); 10. Régis de Oliveira Salles (Régis Salles) 11. Rogério Vagner Rezende (Dr Rogério); 12. Ronaldo Ascêncio Santos Ferreira (Ronaldo Santos); 13. Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho); 14. Valmir Baptista Damas (Alemão da Banca) e 15. Vicente Augusto da Costa (Vicentão).

As sessões da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 15h00 e são abertas ao público.

“É muito importante que a população Parnaibana participe da vida política da nossa cidade. Acompanhar as sessões ajuda o cidadão a conhecer melhor as atribuições do vereador”, comenta o presidente da Câmara, Elvis Cezar (PSDB).




Abertura dos trabalhos do Legislativo será as 15h00
Jorn. Mauro Sérgio


Câmara Municipal abriga centenas de pessoas para dar posse a prefeito e novos vereadores

A sessão solene de instalação da legislatura do período de 2013 a 2016, dos poderes: executivo - prefeito e vice-prefeito e legislativo - 15 vereadores, eleitos em 07 de outubro de 2012 aconteceu às 10h do dia 1º de janeiro de 2013 nas instalações da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba na presença de centenas de pessoas


Por determinação legal presidiu a sessão de abertura, o vereador e ex-presidente da Casa, Regis de Oliveira Salles, em seguida, foram chamados e empossados os demais 15 vereadores eleitos:

1. Agnaldo Benites Moreno; 2. Amâncio Raimundo de Sousa Neto (Amancio Neto); 3. Ângelo da Silva Souza (Ângelo Silva); 4. Antonio Marcos Batista Pereira (Marcos o Tonho); 5. Elvis Leonardo Cezar; 6. Evanilson Martins (Nilson Cadeirante); 7. Francisco Miguel Neto (Chiquinho Miguel); 8. Genuíno Antonio de Lima (Gino Mariano); 9. Guilherme da Silva Correia; 10. Régis de Oliveira Salles (Régis Salles) 11. Rogério Vagner Rezende (Dr Rogério); 12. Ronaldo Ascêncio Santos Ferreira (Ronaldo Santos); 13. Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho); 14. Valmir Baptista Damas (Alemão da Banca) e 15. Vicente Augusto da Costa (Vicentão).

Em seguida foram chamados para compor a Mesa Diretora a sessão solene o prefeito Antonio da Rocha Marmo Cezar e o vice-prefeito Oswaldo Luiz Oliveira Borelli, acompanhados de suas esposas.

Prestigiaram a sessão o vice-prefeito eleito de Barueri, Dr Jaques Artur Munhoz, comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros, secretários municipais também recém empossados, funcionários públicos, familiares, convidados e imprensa – rádio, televisão, jornais e revistas.

O primeiro ato solene foi a leitura individual de cada membro eleito cujo texto assim foi repetido: “Prometo cumprir a legislatura do meu país. Trabalhar pelo desenvolvimento da cidade e do bem estar do povo. Assim o prometo!”.

Depois de assinados os respectivos documentos de posse, o presidente da Sessão dá início à cerimônia de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba. Concorreram duas chapas. Venceu por 9 votos a 6, a chapa 1, compostas pelos seguintes vereadores:

Presidente: Elvis Leonardo Cezar. Vice-presidente: Sebastião Silveira Nequinho Desanti (Nequinho) 1º secretário: Guilherme da Silva Correia. 2º secretário: Genuino Antonio de Lima (Gino Mariano).

O primeiro a fazer seu pronunciamento foi o vice-prefeito Oswaldo Borelli. “A democracia impera, a cidade evoluiu. A vida é assim: ganhar e perder... Foi montado um time de primeira linha que representará a cidade dignamente.

A cidade não é deste grupo, nem de outro e sim do povo!!!”, fala o ex-vereador.

Já no discurso do prefeito eleito Antonio da Rocha Marmo Cezar foi ressaltado que esta administração estará voltada para o povo.

“Fui vereador por 8 anos, e só hoje volto a esta Casa, desde 1992.

Erraram muito na cassação do meu filho, o vereador Elvis Cezar, mas o povo pediu que ele voltasse. Afirmo a todos, que eu não tenho inimigo político e sim adversário político e quero agradecer a todos. Se hoje sou prefeito, foi porque o povo quis!!

A partir de agora a prefeitura estará aberta. Serei um prefeito que receberá a todos!!

O prefeito Cezar apresentou ainda o nome de cada secretário empossado para assumir as 26 secretarias municipais, sendo 3 destas ocupadas por mulheres.

O vereador e presidente eleito, Elvis Cezar foi o último a se pronunciar.

“O povo esteve do meu lado o tempo todo. Em cada gesto que sofri como vereador, a população não me abandonou. Fui o vereador mais bem votado na primeira gestão como vereador. Disputei esta eleição sem registro e mesmo assim recebi quase 4 mil votos, o vereador mais votado nestas eleições. Agradeço a minha equipe de trabalho e posso afirmar que a minha situação jurídica foi revertida por causa de Deus!

Não podemos escolher a cidade em que nascemos, mas podemos escolher onde casar, ter os filhos e onde trabalhar. E é isso que vou fazer por Santana de Parnaíba. Vou mostrar quem é honesto e fazer uma gestão limpa para o povo!!

Precisamos dar as mãos pelos nossos filhos. Assim, com a união de todos, haveremos de fazer da cidade de Santana a melhor da região”, conclui Cezar.

A cerimônia de posse foi encerrada pelo vice-presidente da nova Mesa Diretora e determinado pelo prefeito Marmo Cezar como líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador Nequinho Desanti.



Assista a cobertura desta sessão e o programa de entrevistas INFORME CÂMARA, exibido todas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 8h30, no Canal 6 – Legislativo pela TV Alphaville.

Saiba mais: www.camarasantanadeparnaiba.sp.gov.br


Fabíola Sarcinella – Mtb – 1105
Mauro Sérgio Santos – Mtb – 47380
Santana de Parnaíba - 09.01.2013

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Secretário fala sobre o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri

TV Alphaville entrevista o Secretário de Meio Ambiente

Em entrevista à TV Alphaville, concedida na terça-feira, 5, o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Aparecido Pires de Castro, e o biólogo Ivan Vanderley Silva falaram sobre o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri – Cetas, que trabalha com o recebimento de animais silvestres de toda região Oeste do Estado de São Paulo.

O Cetas é destinado ao tratamento de animais encontrados em situação de risco e também daqueles provenientes de apreensão em detrimento do comércio ilegal.

“O Cetas é o pronto socorro do animal” explicou o secretário.

O biólogo Ivan Vanderley disse ainda que 80% dos atendimentos são a aves, 15% a répteis e 5% a mamíferos.

Barueri é a primeira cidade da região oeste da Grande São Paulo a desenvolver uma política direcionada à reabilitação de animais silvestres.

Secretaria de Comunicação Social

Meio Ambiente de Barueri oferece cursos

UTILIDADE PÚBLICA

Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente oferece cursos ambientais
A partir do dia 13 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para os cursos ambientais gratuitos da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura de Barueri. Confira:

Fundamentos da Natureza
Tem foco nas ciências naturais (biologia, geologia e geografia) para mostrar que a educação ambiental deve estar conectada à realidade do entorno em que se vive, e contextualizada em escala global.

Introdução à Gestão Ambiental Urbana
O objetivo do curso é disseminar informações e técnicas relativas ao gerenciamento das principais questões ambientais que envolvem as cidades.

Introdução à Educação Ambiental
O curso apresenta os processos e conceitos da educação ambiental em toda a sua abrangência e níveis de atuação, suas diversas ferramentas e meios de sensibilizar a população acerca da temática ambiental.

Construções e Cidades Sustentáveis
O curso apresentará o conceito de construção sustentável, mostrando um conjunto de práticas na construção que não agridam o meio ambiente e favoreçam a qualidade de vida.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente até o dia 1º de março, no Ganha Tempo, de segunda a sexta, das 8 às 16h30. Procure o guichê do Meio Ambiente, no setor azul, portando um documento de identidade. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Mais informações: 4199-1500 ou 0800 771 99 19.

Secretaria de Comunicação Social

Secretário de Segurança apresenta novo comandante da Guarda em Barueri

Secretário Gilberto Pereira de Brito ao lado do comandante Carlos Henrique Lima

O secretário municipal de Assuntos de Segurança, Gilberto Pereira de Brito, apresentou em entrevista coletiva à imprensa regional, realizada na terça-feira, 29, no auditório da Secretaria, o novo comandante da Guarda Municipal de Barueri, Carlos Henrique Lima.

Henrique ingressou em 1995 na primeira turma da corporação. “É um desafio novo na minha vida e vou encará-lo da melhor forma possível. Vou fazer o máximo para ajudar a população”, afirmou o novo comandante, que durante sua carreira na Guarda chegou a ocupar os postos de classe distinta e supervisor, além de ter atuado no Corpo Musical.

De acordo com o secretário, a Guarda de Barueri passará por uma transformação para atuar de modo comunitário. “Queremos circular mais, mostrar a presença do guarda em todos os cantos do município, aproximando-se mais da população, ou seja, sendo mais amigo da população”, destacou Gilberto.

Estiveram presentes os jornais Giro S/A, Notícias, Folha de Alphaville, Comunicação, Tribuna Regional, Viva Cidade, Diário da Região, Cidade de Barueri, Correio Paulista, Sucesso News e a TV Alphaville.    

Secretaria de Comunicação Social

Prefeito de Barueri reúne-se com dirigentes da EMTU/SP

Conforme o projeto, Alphaville será o elo do corredor entre Barueri e Parnaíba

Na quinta-feira, 17, o prefeito de Barueri, Gil Arantes, reuniu-se com o presidente da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, para estudar o projeto de implantação do Corredor BRT Metropolitano Alphaville (Barueri-Cajamar). Participaram do encontro os secretários municipais José Tadeu dos Santos (Obras) e João Amâncio da Conceição (Transporte e Mobilidade Urbana).

O Corredor Metropolitano Alphaville ligará os municípios de Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar pelo sistema BRT (sigla em inglês para trânsito rápido de ônibus), modelo de transporte coletivo de média capacidade que circula por trechos exclusivos.

Estão previstas para fevereiro audiências públicas nas três cidades para aprimorar o empreendimento. Ainda no primeiro trimestre deste ano devem ocorrer a publicação do edital de contratação dos projetos e a obtenção das licenças necessárias. A previsão de início das obras é o primeiro semestre de 2014.

Secretaria de Comunicação Social

Rotary Club quer proximidade com a prefeitura

O prefeito Gil Arantes conversa com representantes do Rotary Club


O prefeito Gil Arantes com secretários e representantes do Rotary Club
Representantes do Rotary Club Barueri-Alphaville e de outras seções da entidade visitaram a prefeitura de Barueri na segunda-feira, 21. Se reuniram com o prefeito Gil Arantes e com os secretários Pedro da Matta (Administração), José Hyppolito (Planejamento) e Waine Billafon (Comunicação).

A iniciativa partiu da necessidade de se estabelecer um primeiro canal de diálogo entre o novo governo e representantes do setor privado, que atuam ou vivem na cidade. Uma futura reunião entre membros do clube e do governo deve ser agendada para debater temas de interesse público, como soluções para o trânsito e questões de infraestrutura.


Secretaria de Comunicação Social

Secretário de Meio Ambiente fala sobre desafio de tornar a cidade sustentável

Secretário Aparecido Pires de Castro em entrevista à TV Alphaville

Em entrevista à TV Alphaville, concedida na quinta-feira, 10, o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Aparecido Pires de Castro, falou sobre o desafio de tornar a cidade de Barueri sustentável, através de novos projetos que busquem a preservação ambiental do município.

Como ação emergencial, a Prefeitura de Barueri já realiza um mutirão da limpeza. Com mais de cinco máquinas escavadeiras, 20 caminhões de coleta seletiva, 10 cata-cacarecos e varredores por todas as ruas, o mutirão tem como objetivo normalizar a situação da limpeza urbana na cidade no prazo de 30 dias.

O secretário disse ainda que a prioridade para este ano é a implantação da educação ambiental nas cartilhas escolares do município.

Ampliação de áreas verdes, tratamento e coleta de esgoto, proteção aos animais silvestres e continuidade ao trabalho do Conselho Municipal de Meio Ambiente, também são diretrizes do novo comando da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura de Barueri.

Secretaria de Comunicação Social

Atendimento aos usuários do cartão especial de transporte passa a ser no Ganha Tempo

Servidores que atuam no espaço do Demutran do Ganha Tempo recebendo treinamento

A partir de quinta-feira, 10, o atendimento aos usuários do Cartão Benfácil Especial será realizado exclusivamente no Ganha Tempo, das 8 às 17h, que fica na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro. O público interessado pode procurar pelo serviço no guichê do Demutran, localizado no setor verde do equipamento público.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, através da Coordenadoria de Transportes, decidiu centralizar este serviço no Ganha Tempo visando melhorar o atendimento a este tipo de público, já que anteriormente o serviço era realizado no Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini (Centro) em um espaço com escadas, o que dificultava o acesso a usuários com dificuldades de locomoção.

Como a nova pasta do governo municipal (Transportes e Mobilidade Urbana) integra o trânsito e o transporte público, o atendimento será efetuado pelos servidores do espaço do Demutran, que inclusive já receberam treinamento da Coordenadoria de Transportes para realizar o serviço.

Para mais informações o telefone de contato é o 4199-1333 (ramal 224), ou o 0800 77 10 130 que recebe ligações gratuitas.

Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura de Santana de Parnaíba vai distribuir 50 mil preservativos durante o Carnaval

O fornecimento de preservativos começa neste sábado (09/02) e vai até terça-feira (12/02)
A Prefeitura de Santana de Parnaíba irá fornecer gratuitamente cerca de 50 mil preservativos ao longo de todo o Carnaval da cidade. A finalidade da ação é conscientizar e garantir aos foliões uma diversão segura, sem correr o risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
O fornecimento dos preservativos começa neste sábado (09/02) e vai até terça-feira (12/02). Os agentes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde farão a distribuição nos dois portões de acesso ao Centro Histórico, onde acontece a festa de Carnaval, localizados na Rua Pedro Procópio e no Largo São Bento.
Para garantir o bem estar do folião, a Prefeitura irá contar com uma ampla estrutura na área da saúde nesses quatro dias de festa na cidade. Uma das ações será a disponibilização de três ambulâncias para prestar socorro durante o evento. Inclusive, uma delas acompanhará sempre o desfile dos blocos.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Ribeiro, localizado à Rua Coronel Raymundo, ao lado da Igreja Matriz, ira funcionar de 09 a 12/02, das 13h às 23h. A UBS prestará atendimento às emergências do Centro Histórico, ou seja, no perímetro onde acontece o Carnaval. E as emergências maiores, como suturas e fraturas, serão removidas para o PAM Santa Ana.
A Vigilância Sanitária também fiscalizará as barracas da Praça de Alimentação  e os comércios em relação à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. A ação ocorrerá nos cinco dias de festa, ou seja, de 08 a 12/02, das 16 às 22h.

Texto: Alessandra Oliveira – Mtb 33.655
Foto: Mário Justo



Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Cezar volta a Brasília para buscar melhorias na Educação

Cezar no gabinete do ministro Aloizio Mercadante, após encontro produtivo para educação.
Depois do encontro que aconteceu no final do mês de janeiro em Brasília, entre os prefeitos recém-eleitos com a Presidente da República Dilma Roussef, os primeiros laços já foram estreitados e os frutos já começaram a render novas reuniões ao prefeito de Santana de Parnaíba, que já voltou à capital do país.
O prefeito Cezar retornou a Brasília essa semana para se reunir com o Senador Gim Argello e com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, para reivindicar o apoio do ministério no sentido de trazer para Santana de Parnaíba mais escolas e creches, além de melhorar a questão do transporte escolar e reformas das unidades educativas.
Além de todas essas reivindicações Cezar aproveitou a reunião para pedir a Mercadante a instalação de uma unidade da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no município de Santana. A UAB é uma importante ferramenta de ensino superior gratuito a população, além de promover a reciclagem de professores.
“O saldo desse encontro foi tão positivo que já temos uma nova reunião para acontecer nos próximos dias, junto ao Ministro, onde iremos apresentar projetos para implantação de tudo que viemos reivindicar para o nosso município”, disse Cezar.

UAB
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Texto: Estela S. Eduardo





Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Cezar aproveita encontro de Prefeitos em Brasília para trazer benefícios a Santana de Parnaíba

O prefeito Cezar e o presidente da câmara Elvis junto ao Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, após encontro onde foi discutido o apoio do ministério.
No final do mês de janeiro a presidente da República Dilma Roussef realizou um encontro nacional em Brasília, com todos os prefeitos recém eleitos. O prefeito Cezar marcou presença no Distrito Federal e aproveitou para estreitar os laços junto a ministros, senadores, deputados e outras lideranças.
Cezar esteve acompanhado pelo secretário de obras João Oliveira Neto e pelo presidente da câmara Elvis. O prefeito aproveitou sua passagem pela capital para buscar verbas, emendas e parcerias em diversos setores e ministérios do Palácio.
Dentre os principais assuntos que Cezar aproveitou para tratar em Brasília estão, conseguir verba do Governo Federal, para ser investida na área da saúde, onde o dinheiro será destinado a reformas das unidades, adesão de equipamentos, na construção de um hospital/maternidade municipal e nas demais necessidades da população.

Outro importante órgão visitado pelo prefeito foi o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que tem por objetivo financiar a longo prazo investimentos em segmentos da educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.
Em Brasília Cezar também encontrou um ilustre morador de Santana de Parnaíba, o vereador licenciado e atual secretário de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Paulo, Netinho de Paula. Como morador do município Netinho aproveitou ser uma figura bem quista no cenário político para levar o prefeito até alguns deputados e ministros.
Exemplo disso foi o produtivo encontro que tiveram com o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, onde o prefeito aproveitou para pedir o apoio do ministro, que se prontificou em ajudar a cidade na questão das aquisições e reformas dos espaços esportivos. “Preciso realizar diversas ações na área dos esportes, além de garantir que todos os bairros tenham uma unidade esportiva, preciso também realizar reformas nas já existentes”, declarou Cezar durante o encontro.
A presença do secretário de obras também foi muito importante, pois Cezar fez contato também com alguns deputados estaduais e federais no sentido de conseguir emendas que possibilite a realização de obras de infra-estrutura no município, dentre elas a revitalização do Centro Histórico, que visa fazer melhorias como: transformar o cabeamento desse trecho da cidade em subterrâneo e realizar reformas nos imóveis tombados, garantindo a preservação da história da cidade.

Texto: Estela S. Eduardo
Crédito: Divulgação PMSP

Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Repartições públicas de Santana de Parnaíba estarão fechadas nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro

Devido às comemorações de Carnaval, entre os dias 08 e 12 de fevereiro, não haverá expediente no serviço público de Santana de Parnaíba. Os setores da Prefeitura retornam com suas atividades normais na quinta-feira (14/02).
            Vale ressaltar, que a determinação não se aplica aos serviços essenciais à população, como os Prontos Atendimentos Médicos, além dos postos de atendimento da Guarda Municipal Comunitária (GMC).
            As agências bancárias também estarão fechadas para atendimento ao público nos dias 11 e 12, reabrindo para atendimento a partir das 12h de quarta-feira (13/02). Já o serviço de limpeza urbana será prolongado, ou seja, os agentes de limpeza irão trabalhar durante todo o dia (24 horas).
A frota de ônibus municipais e intermunicipais funcionará normalmente, devido ao grande fluxo de turistas e moradores nesses dias, inclusive, à noite que será prolongado.
         
Veja os horários de funcionamento dos principais serviços da cidade

Segurança
Os Postos da Guarda Municipal Comunitária (GMC) e os serviços das Polícias Civil e Militar funcionarão, normalmente, uma vez que esses serviços são 24 horas.

GMC
Telefone: 153 (emergência) ou 0800-161532 (Disque-Denúncia)

Polícia Militar
Telefone: 190 (emergência)

Polícia Civil
Telefone: 181 (Disque-Denúncia)

Saúde
Entre os dias 11 a 12 de fevereiro, funcionam apenas os Prontos Atendimentos Médicos (PAM) da Fazendinha e Santa Ana e a Unidade Básica de Saúde.

PAM Fazendinha: Rua Marica Marques, nº 260, Fazendinha
Telefone: (11) 4622-8300

PAM Santa Ana: Rua Prof. Edgard de Moraes, nº 707, bairro Vila Nova
Telefone: (11) 4622-8750

UBS Dr. Álvaro Ribeiro: Rua Coronel Raymundo, nº 90, Centro Histórico
Telefone: (11) 4622-8000



Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Prefeito Cezar recebe visita do governador internacional do Rotary Club

Da esq. p/ dir.: O governador do Rotary Club Distrito 4610 Reinaldo Franco, o Prefeito de Santana de Parnaíba Cezar e a presidente do Rotary Club Santana de Parnaíba Centro Histórico Ligia Ferolla
Na última segunda-feira (04/02), o Prefeito de Santana de Parnaíba Cezar recebeu, em seu gabinete, a visita do governador do Rotary Club Internacional, Distrito 4610, Reinaldo Franco. O encontro, contou, ainda, com a presença do vice-prefeito Boreli, da presidente do Rotary Club de Santana de Parnaíba-Centro Histórico Ligia Ferolla, além dos membros da entidade.
Na ocasião, o governador falou sobre sua primeira visita oficial ao município e aproveitou para agradecer o apoio da municipalidade. Segundo ele, o encontro tem como objetivo estreitar os laços entre a Prefeitura e o Rotary Club. “Há um forte laço de objetivos comuns entre a municipalidade e o Rotary. Nós como rotarianos e cidadãos temos um envolvimento com as demandas da comunidade. Como sabemos que o Prefeito Cezar vem com a proposta de renovação e atuar fortemente a questão social, nós queremos prestar nossa solidariedade e, com isso, oferecer os nossos serviços, a fim de selarmos novas parcerias”, disse Reinaldo Franco.
Entre algumas novas parcerias que serão firmadas entre a Prefeitura e a entidade rotariana está a restauração do Coreto Maestro Bilo, localizado na Praça Quatorze de Novembro, no Centro Histórico. Outro futuro projeto abordado durante o encontro foi a implantação de um curso de guias turísticos para jovens, por meio do Projovem. Além disso, os rotarianos conversaram com o Prefeito sobre o projeto – que já foi aprovado – para a instalação de um marco rotariano, próximo ao Monumento dos Bandeirantes, no Centro Histórico.
            Ao final do encontro, o Prefeito Cezar agradeceu a visita e colocou a Prefeitura à disposição da entidade para auxiliar no que for preciso. “Para nós foi uma alegria receber o governador e os membros do Rotary e, poder, logo de imediato, firmar uma parceria que vai beneficiar nosso Centro Histórico. Nosso objetivo é ter uma administração pública participativa e, com isso, queremos contar com o envolvimento de inúmeras entidades, inclusive, o Rotary Club”, disse.
Antes da reunião com o Prefeito Cezar, o vice-prefeito Boreli levou o governador e os membros do Rotary a uma visita monitorada nos principais pontos turísticos do Centro Histórico.

Texto: Victoria Rapanelli – Mtb 55.870
Crédito da foto: Mario Justo



Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Deputado Federal Ricardo Tripoli visita Cezar e declara apoio a Santana de Parnaíba

Da esq. para a dir. o vice-prefeito Boreli, o presidente da Câmara Elvis, o vereador Marcos O Tonhoo, Dep. Fed. Ricardo Tripoli e o prefeito Cezar.
Na última sexta-feira (01/02), o prefeito Cezar recebeu em seu gabinete a visita do deputado federal do PSDB, Ricardo Tripoli. Além do prefeito, prestigiaram também a visita de Tripoli, o vice-prefeito Boreli, o presidente da Câmara Elvis Cezar e o vereador Marcos O Tonho.
A visita deve trazer projetos e parcerias promissoras para o futuro do município de Santana de Parnaíba, pois na ocasião Tripoli afirmou estar à disposição do prefeito e da cidade. “O que eu puder trazer de emendas e benfeitorias, em diversos setores, sendo estes projetos para o desenvolvimento deste município, eu, como deputado, irei dar todo o respaldo possível”, afirmou.

O deputado
Tripoli tem 59 anos, é graduado em direito pela PUC-SP e ambientalista. Completou no ano passado 30 anos de carreira política. Foi vereador pela primeira vez em 1982, sendo o 3º vereador mais votado da capital paulistana. No ano seguinte, foi nomeado Secretário de Negócios Extraordinário pelo ex-prefeito Mário Covas. Em 1990, Tripoli foi eleito a deputado estadual pelo PSDB, e reeleito em 1994, quando se tornou presidente da Assembléia Legislativa.
O deputado sempre levantou a bandeira na defensoria das questões ambientais, por conta disso, em 1999, ele assumiu a Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Foi eleito também, a presidente do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), recebendo o prêmio top de Ecologia, pelo projeto “São Paulo Pomar, Mais Verde Mais Vida”.
Em seu quarto mandato como deputado estadual, Tripoli foi eleito a presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Em 2007, elegeu-se novamente com uma votação histórica de 157 mil votos. Dentre os diversos projetos de autoria do deputado, destacam-se a PL 125/2007, que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal e a apresentação do relatório favorável ao projeto, que proíbe o uso de animais em circos do país. Ele é autor também de projetos que defende a biodiversidade, a proteção ao patrimônio genético brasileiro, relacionados à fauna silvestre e às comunidades indígenas. Ele é defensor do direito dos idosos, sendo favorável a criação do Centro de Referência ao Idoso em todo o estado. Atualmente, Tripoli é vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

Texto: Estela S. Eduardo
Crédito: Mario Justo



Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Prefeito de Santana de Parnaíba Cezar reúne-se com a diretoria da AES Eletropaulo

Durante a conversa com os integrantes da AES Eletropaulo, o Prefeito Cezar solicitou melhorias e mais rapidez nos serviços oferecidos
Na última segunda-feira (04/02), o Prefeito de Santana de Parnaíba Cezar recebeu, em seu gabinete, integrantes da diretoria da AES Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no município. A reunião contou com a presença do diretor de Clientes Públicos Artur Tavares, da Coordenadora de Marketing e Clientes Ana Lígia Colombo, do Gerente de Clientes Públicos José Antônio Martins e dos Gestores de Clientes Marco Takao Kobayachi e Wanderlei Silveira Costa.
Por parte da Prefeitura, participaram da reunião o secretário de Obras João Oliveira Neto, o secretário de Finanças Paulo Renato Godoy e o assessor técnico do Departamento de Telefonia e Iluminação Pública Roberto Alves Leite.
De acordo com o Prefeito Cezar, o objetivo do encontro foi estreitar os diálogos entre a Prefeitura e a concessionária, a fim de agilizar e melhorar a qualidade do serviço oferecido. “Precisamos estreitar o relacionamento com a empresa, nos tornarmos parceiros e, com isso, melhorar a qualidade dos serviços prestados à Prefeitura e, principalmente, para a nossa população”, destacou.
Na ocasião, a AES Eletropaulo apresentou ao Prefeito os investimentos e serviços executados no município. Também foram abordadas novas obras, como a do Complexo Anhanguera, que compreende na construção de novas linhas de transmissão aérea e a reconstrução da atual linha de transmissão. Essa obra, prevista para ser concluída até setembro desse ano, beneficiará toda a Unidade Oeste da distribuidora. Outra obra que também já está em andamento é a construção da linha de transmissão Monte Belo, localizada em Jandira, com data de conclusão para maio desse ano. Além dessas, outros dois complexos serão construídos até dezembro de 2014.
A reunião resultou ainda na discussão para revisão de custos sobre a remoção de postes, que atualmente, possui um custo muito elevado. Além disso, o Prefeito Cezar pediu à concessionária mais agilidade em relação aos serviços de poda de árvores, que são responsáveis por 30% das interrupções no fornecimento de energia.  
Atualmente, a AES Eletropaulo é responsável pela distribuição de energia elétrica de 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, abrigando uma população de 16,5 milhões de habitantes.

Texto: Victoria Rapanelli – Mtb 55.870
Crédito da foto: Mario Justo




Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Cezar recebe o Deputado Estadual João Caramez e EMTU para discussão de projeto



Na tarde da última sexta-feira (01/02), Cezar recebeu em seu gabinete a visita do deputado estadual João Caramez e do presidente da EMTU Joaquim Lopes (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), para a apresentação de um importante projeto. Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Boreli, o presidente da Câmara Elvis, os secretários João Oliveira Neto, Jaderson José Spina e o Coordenador de Transporte e Trânsito Antônio Joaquim Correia.

O objetivo da reunião foi de apresentar ao prefeito o projeto do Corredor Metropolitano Barueri - Cajamar - Santana de Parnaíba, obra do Governo do Estado a ser implantado pela EMTU. Está previsto que seja investido nesse empreendimento o valor de R$ 433 milhões.

Após técnicos da EMTU destacarem os benefícios que esse empreendimento vai trazer para a região, o deputado João Caramez ressaltou a importância que essa obra vai ter no desenvolvimento industrial e residencial. É estimado que 55 mil passageiros sejam beneficiados por esse novo sistema de transporte público.

O projeto técnico contempla 28,9 km de extensão e contará com 3 terminais de integração, 55 estações de embarque e desembarque e 11,3 km de ciclovia nos municípios de Cajamar e Santana de Parnaíba.

Tanto o prefeito, quanto o presidente da câmara concordaram que o projeto terá uma grande importância para o desenvolvimento da região, que essa obra irá ajudar a diminuir os gargalos no trânsito. “É um excelente projeto, e que será fundamental para facilitar a vida de quem precisa utilizar da nossa região, seja ela a trabalho ou moradia, e agradecer também ao deputado Caramez, que tem exercido seu papel de porta voz da nossa região”, declarou Cezar.

EMTU

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM)  que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas quatro Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. Essas quatro áreas somam 106 municípios que têm toda a sua rede de transportes intermunicipais controlada pela EMTU/SP.

Texto: Estela S. Eduardo
Crédito: Mario Justo



Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137

Santana de Parnaíba elege a corte do Carnaval 2013 que irá abrilhantar os cinco dias de festa

(ao centro) O vice-prefeito Boreli junto à corte do Carnaval 2013

Os foliões de Santana de Parnaíba conheceram, na noite do último sábado (02/02), a corte do carnaval 2013 que irá animar os cincos dias da festa mais popular da cidade, que acontece de 8 a 12 de fevereiro. O evento, realizado na Praça 14 de Novembro, foi marcado por muito samba no pé e simpatia das 13 candidatas a Rainha e dos três concorrentes a Rei Momo da cidade.
Ao som das baterias das escolas de samba da cidade, Unidos de Parnaíba, Portal da Amizade e Mocidade de São Luiz, os aspirantes à corte carnavalesca tiveram que apresentar a sua simpatia, e principalmente samba no pé à comissão julgadora. Eles foram julgados pelo júri composto pelo vice-prefeito Boreli, a secretária de Cultura e Turismo Fátima Muro, a carnavalesca Luciana Breve, o empresário e patrocinador do evento Aliceo Cavalieri, o representante da Juventude Parnaíba Social Wesley Cezar, o chefe de governo Manoel Filho e pela professora de dança Maria Lúcia Branco.
Os candidatos foram avaliados nos quesitos: “simpatia”, “desembaraço e sociabilidade”, “samba no pé” e “beleza”, sendo este último apenas para as aspirantes a Rainha. Para cada um dos quesitos, os jurados tiveram que atribuir uma nota de cinco a dez.
Os grandes vencedores da noite foram Anísio Ribeiro, do bairro Parque Santana, eleito a Rei Momo, com 193 pontos e Monaliza Maria da Silva, do bairro Poupança, coroada rainha, com 248 de pontos. O primeiro, além de receber a chave da cidade, ganhou como prêmio R$ 2 mil. E a rainha foi contemplada com um cheque de R$ 5 mil.
O posto de 1ª princesa ficou para a candidata Julia Santos, do bairro Fazendinha, que obteve 239 pontos e recebeu como prêmio R$ 3 mil. A 2ª princesa eleita foi Soraia da Silva Conceição, do bairro Parque dos Eucaliptos, que atingiu 236 pontos e foi premiada com cheque de R$ 2 mil.
Muito feliz pela coroação a Rei Momo, Anísio Ribeiro não conseguia acreditar que havia sido eleito. “Eu não imaginava que poderia ser escolhido, pois havia candidatos muito mais experientes. Estou até tremendo com o anúncio do resultado. Mas estou preparado para pular nos cinco dias de festa da nossa cidade”, afirmou.
A Rainha do Carnaval Monaliza Maria da Silva também não continha a felicidade em ter sido eleito na primeira vez que participa do concurso. “Nunca pensei que seria escolhida já na primeira vez que disputei. É uma sensação indescritível, é uma felicidade imensa”, disse.
Durante a premiação, o vice-prefeito Boreli, que na ocasião estava representando o Prefeito Cezar, parabenizou todos os envolvidos na organização do evento e falou da preocupação da administração em promover um ótimo carnaval aos moradores da cidade. “Quero agradecer a presença de todos, parabenizar a secretaria de Cultura e Turismo e as escolas de samba pela realização do evento. Quero ainda desejar um feliz carnaval a todos e dizer que a prefeitura está organizando uma grande festa a fim de proporcionar muita diversão a toda a nossa população”, disse o vice-prefeito.
A secretária de Cultura e Turismo Fátima Muro também avaliou positivamente a eleição da corte carnavalesca e disse que a prefeitura está se empenhando para promover o resgate das tradições do carnaval da cidade. “As nossas expectativas são muito grandes para este carnaval, pois vamos promover o resgate das tradições da cidade. Teremos uma festa apenas com marchinhas de carnaval e samba de bumbo, como era antigamente”, garantiu.

Apresentação dos sambas-enredos

            Enquanto era realizada a apuração dos votos, o público presente pôde conferir os sambas-enredos e apresentação dos casais de porta-bandeira e mestre-sala das escolas de samba Unidos de Parnaíba, Portal da Amizade e Mocidade de São Luiz, que irão desfilar no domingo (10/02), caso não chova.
A escola de samba Unidos de Parnaíba animou todo o público com o samba-enredo “Pintando o Sete”, composto por Fabio Pires, Helio Luiz e Michel. O Portal da Amizade embalou a plateia com o enredo “Tempo de Esperança”, composição de Luciana Breve e Rayssa Breve. E por último, foi a vez da Mocidade São Luiz se apresentar, com o samba-enredo “Do grito da liberdade nasceu nossa morada, com a benção de São Luiz, salve mocidade”, composição de Fernando Barreto.


Texto: Alessandra Oliveira – Mtb 33.655
Fotos: Marcio Koch



Jornalista Cristovão MARINHEIRO, Santana de Parnaíba - Contato: 9 9130-3137