segunda-feira, 27 de maio de 2013

Bairro Cidade São Pedro recebe “um caminhão de imaginação”, neste domingo, (02/06)

Ao longo os presentes vão poder contar com oficinas de criação de bonecos, criação de conto coletivo, apresentação de teatro e cinema
Os moradores do Cidade São Pedro vão poder contar neste domingo, (02/06), a partir das 14h30, com o caminhão itinerante do projeto “Teatro a Bordo”, cujo container se transforma em palco, cinema, circo e oficinas com bonecos e vaqueiros.
O projeto é uma realização do Grupo Teatro Aberto e da BERTHI Produção e Arte, além de contar com o patrocínio da Polimix, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e apoio local da Prefeitura de Santana de Parnaíba.
Estacionado em frente à Unidade de Saúde Avançada (USA) localizada na Rua do Gavião, 289, o caminhão que já percorreu 100 municípios entre São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Tocantins, estará repleto de atrações para tocar, ver, sentir e rir.
Ao longo do dia, crianças, adolescentes e até mesmo os adultos vão poder participar de oficinas de criação de bonecos, criação de conto coletivo, assistir apresentação do Grupo de Samba de Bumbo Paulista Votumbumbá, além de poder assistir uma seleção de curtas metragens nacional e espetáculos teatrais.
“Fazemos uma homenagem às nossas tradições orais, trazendo histórias e personagens da nossa cultura popular, destacando as imagens e visões do mundo. São narrativas que circulam por muitas gerações no imaginário das pessoas, entre eles, a famosa história da Cinderela e contos recolhidos por Câmara Cascudo, como “O Compadre da Morte e Quirino, o Vaqueiro Rei”, explico a atriz, produtora e idealizadora do projeto, Talita Berthi.

Confira a programação completa:

Horas                                               Oficina                                                                    Programa

14h30                       Recicla Mundo: Criação de Bonecos                      Criação de brinquedos reutilizando papelão e outros materiais

15h30                           Teatro: Embornal de Histórias            Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo

16h30                                       Artistas da cidade                                   Grupo de Samba de Bumbo Paulista Votumbumbá

17h30                                      Contanto Histórias                                    Criação de um conto coletivo, escrito pelo público

18h30                       Cinema – Curtas Metragens Nacionais                                 Seleção de filmes de animação brasileiros

19h                         Intervenção Teatral: Como Surgiu a Noite      O surgimento da noite segundo a lenda indígena, contada com bonecos e efeitos audiovisuais

19h30                     Teatro: Cinderela Brasileira                           Um contador de causos revelará a história da Cinderela Brasileira, ambientada farsescamente                                  no sertão nordestino



Fotos: Divulgação
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780




Projeto “Música na Praça” de junho traz o melhor do São João ao Centro Histórico

Adicionar legenda
O Projeto “Música na Praça” é conhecido em toda a região como uma boa opção de lazer cultural gratuita. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Lazer ao “ar livre”, o evento acontece sempre nas tardes de domingo, a partir das 15h, no Coreto Maestro Bilo – que fica localizado na Praça Quatorze Novembro, no Centro Histórico.
E, neste mês de junho, oferece programação especial em comemoração a São João, com apresentações de várias bandas de forró (confira no quadro abaixo). A primeira apresentação de junho, que acontece no dia 02/06, fica por conta do “Trio Zabumbão”, que promete animar o público com seu repertório baseado no forró.
Também seguindo o gênero homenageado no mês, no dia 09/06, o grupo “Ó do Forró” se apresentam ao público; e no domingo seguinte, no dia 16/06, o show fica por conta do grupo “Quinteto Dona Zaíra”. Já o enceramento da edição especial de junho, em 23/06, será bastante agitado com a apresentação do “Trio Sinhá Flor”.
Quem quiser obter mais informações sobre o “Música na Praça” deve entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Departamento de Promoção e Divulgação de Eventos Musicais (DPDEM), setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone 4154-5666.

Confira a programação:

Dia           Apresentação

02/06      Trio Zabumbão

09/06      Ó do Forró

16/06      Quinteto Dona Zaíra

23/06      Trio Sinhá Flor


Fotos: Secom – Santana de Parnaíba
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Prefeitura de Santana de Parnaíba reinaugura sábado (25/05) o Colégio Carlos Drummond de Andrade

O Colégio Carlos Drummond de Andrade começa a funcionar no dia 27 de maio e irá atender crianças de seis meses a cinco anos de idade
A Prefeitura de Santana de Parnaíba reinaugura, neste sábado (25/05), às 10h, o Colégio Municipal Carlos Drummond de Andrade, que fica localizado à Rua Órbita, 182, na Chácara Solar II, na região da Fazendinha. Toda a população está convidada para prestigiar a entrega da unidade.
A escola havia sido inaugurada pela antiga administração, no final do ano passado. Porém, não possuía condições para funcionamento, pois faltava ligação definitiva de água, telefone e havia outros problemas também, como infiltrações e alagamentos.
Todos os problemas foram sanados pela nova administração da Prefeitura e agora tem condições para ser entregue à população. Inclusive, a escola já começa a funcionar nesta próxima segunda-feira (27/05).
A unidade foi levantada em um terreno de 7.117,03 m2, com uma área total construída de 1.600 m2. O colégio conta com oito salas de aula, dois berçários, duas salas de múltiplo uso e lactário. Ele tem capacidade para atender aproximadamente 300 alunos, com idades entre seis meses e cinco anos, em período integral.


Fotos: Mario Justo

Ex-alunos da Rede Municipal de Santana de Parnaíba são medalhistas competição Mac Nav

O aluno Edione (de vermelho) durante a competição de atletismo, que garantiu a ele medalha de bronze
 Quatro ex-alunos da Rede Municipal de Ensino de Santana de Parnaíba, que hoje estudam na Universidade Presbiteriana Mackenzie, participaram dos dias 10 a 12 de maio da tradicional competição Mac Nav, que é uma disputa anual contra os estudantes da Escola Naval da Marinha Brasileira, localizada no Rio de Janeiro. O torneio foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e garantiu aos alunos do Mackenzie diversas medalhas.
Os ex-alunos da Rede Municipal que participaram das competições foram Rogério Marques Marcelino, Edione Najan Guedes, Venilson da Silva Barbosa e Estefani Divino de Melo. Eles são bolsistas do Mackenzie graças ao projeto Atletismo Escolar desenvolvido há quatro anos pelo setor de Esporte da Secretaria Municipal de Educação de Santana de Parnaíba. 
Por meio desta ação, os professores de Educação Física da Rede Municipal selecionam alunos com bom desempenho no Atletismo para treinarem no contra turno das aulas, em espaço propício, com profissionais especializados. Estando preparados, eles têm a oportunidade de ingressar em uma universidade com bolsa de ensino esportiva.        
O ex-estudante da Rede Municipal Edione Najan Guedes faturou duas medalhas de bronze no atletismo, nas provas de 110 metros com barreira e no salto em altura. No quadro geral da competição, o Mackenzie levou a melhor e trouxe o título de campeão deste ano.
A competição
A disputa existe desde 1946, por iniciativa do engenheiro mackenzista Caio Pereira de Sousa e do Almirante Braz Veloso. Exceto por três anos sem a competição, desde aquela data, todos os anos os jogos de Basquete, Atletismo, Judô, Natação, Vôlei, Biatlon, Polo Aquático e Cabo de Guerra são disputados valendo medalhas, páreo e muita diversão. Em sistema de rodízio, em um ano a Mac Nav acontece no Rio de Janeiro e, no seguinte, em São Paulo.


Texto: Monyelle Braga
Fotos: Divulgação

Santana de Parnaíba promove na quinta (30/05) a mais tradicional Festa de Corpus Christi da região

O tapete de serragem tem um total de 850 metros de extensão 
A cidade de Santana de Parnaíba realiza no próximo dia 30 de maio a tradicional Festa de Corpus Christi, considerada uma das maiores manifestações de religiosidade do Estado de São Paulo. Organizada pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura, o evento deve atrair milhares de pessoas, que virão participar da comemoração e conferir o famoso tapete artesanal de serragem, que cobrirá as principais vias do Centro Histórico.
Este ano, a Festa de Corpus Christi traz como tema “No ano da fé, a eucaristia gera vida em plenitude na vida da comunidade”, que será retratado na maior parte dos 60 quadros, que compõem o tapete. De acordo com o artista plástico S.Maia responsável pela confecção dos desenhos, as pessoas poderão conferir também imagens sobre o Credo, a Campanha da Fraternidade 2013 – “Fraternidade e Juventude”, além da Jornada Mundial da Juventude.
O tapete artesanal terá cerca de 850 metros de extensão e será montado nas principais vias do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça Quatorze de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro.
Para a montagem do tapete, serão usados aproximadamente 80 m3 de serragem, sendo metade grossa e a outra parte fina, em cores variadas, que estão sendo tingidas pelos funcionários da Oficina Cultural - setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Em alguns quadros, também, serão utilizados outros tipos de materiais, como areia, pipoca para enfeitar os desenhos.

Programação
A montagem do tapete começa bem cedo, por volta das 6 horas e contará com a participação de aproximadamente 700 fiéis da comunidade católica de um total de mil pessoas que irão organizar o evento. Ao longo do dia, serão realizadas três missas, sendo a última, às 15h00, seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal.
Além da programação religiosa, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato e Praça de Alimentação, que estarão montadas em algumas vias do Centro Histórico.

Histórico da data
A celebração da Festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo, teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.
Não há registro histórico sobre quando as ruas de Santana de Parnaíba teriam começado a ser enfeitadas no dia de Corpus Christi. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram ornamentadas com flores vermelhas de São João, muito comuns nos meses de junho e julho.

Programação Completa 

06h início da montagem do tapete

10h Missa na Igreja Matriz

15h Missa Campal – Na Praça Quatorze de Novembro, seguida de procissão pelo Centro Histórico



Texto:Alessandra Oliveira Mtb 33.555
Fotos: Sávio Barletta

Bairro São Luiz em Santana de Parnaíba ganha feira livre a partir do dia (01/06)

Além do Jardim São Luiz, o município conta ainda com os varejões do Colinas da Anhanguera, Fazendinha e Parque Santana
A feira que será implantada na Rua Porto Rico esquina com a Av. Brasil vai funcionar todos os sábados das 07h às 14h, e irá comercializar diversos produtos

A população do bairro São Luiz do município de Santana de Parnaíba há algum tempo vem reivindicando a possibilidade de terem ao menos uma vez por semana feira livre no bairro, que possibilitasse os moradores da vizinhança comprarem frutas, verduras, legumes, peixes entre outros itens mais frescos e com preços mais competitivos do que dos mercados.

Graças à manifestação da população do bairro, o prefeito Cezar entendeu as necessidades dos moradores e decidiu atender aos seus pedidos. O prefeito negociou com os feirantes e já autorizou a montagem da feira que acontecerá todos os sábados e começa no próximo dia 01 de junho.

Para comemorar essa conquista, no dia da inauguração serão sorteados alguns prêmios aos moradores que forem aproveitar o primeiro dia da feira. Dos diversos prêmios sorteados estão entre eles: refrigerador, fogão, tanquinho de lavar roupas, forno microondas, batedeira e liquidificador.

Serviço:
Feira Livre do Bairro São Luiz
Local: Rua Porto Rico
Funcionamento: todos os sábados, das 07h às 14h
Inauguração: sábado (01/06)

Foto: PMSP
Texto:Estela S. Eduardo

Escola Técnica Bartolomeu Bueno da Silva – Anhangüera abre inscrições para Concurso Público de Docente

As incrições podem ser feitas até o dia 28/05, na ETEC Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera, localizada na Avenida Tenente Marques s/n na Fazendinha

A Escola Técnica Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera (ETEC Fazendinha) abre nesta quarta-feira, 22/05, inscrições para o Concurso Público de Docentes.  As vagas são para professores de Contabilidade, Informática para Internet e Segurança do Trabalho.
            Os interessados devem efetuar sua inscrição pessoalmente até o dia 28/05, na unidade localizada na Avenida Tenente Marques, s/n, Fazendinha, das 09 às 22 horas, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 40 reais e munidos com documentos comprobatórios discriminados no edital.
            Em três etapas, o processo de seleção será dividido em Prova Escrita; Prova Didática e Prova de Títulos. O programa da Prova Escrita será publicado na unidade de ensino e no Diário Oficial do Estado.
            Mais informações podem ser obtidas na ETEC Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera pelos telefones 4156.1435 e 4156.1006. Já o Edital de Abertura de Inscrições está disponível para consulta no site da Prefeitura no endereço - www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/edital_etec


Fotos: MJ
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780


Alunos da Rede Municipal de Santana de Parnaíba são premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2012

Os alunos da Rede Municipal que foram contemplados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

No último dia 11 de maio, nove alunos do Colégio Municipal Tenente General Gaspar de Godói Colaço participaram da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2012 (OBFEP), realizada na cidade de Águas de Lindóia. Os estudantes, que ficaram entre os 250 ganhadores de todo o Estado de São Paulo, receberam medalhas de prata e bronze.
Os alunos vencedores foram inscritos na competição pelo professor Jorge Genovesi, que também foi premiado. Ele está na Rede Municipal de Ensino desde 2001 e é educador há 25 anos.
O professor Jorge Genovesi inscreveu seus alunos com objetivo de incentivar o estudo da Física. Ele também costuma promover feiras da disciplina, no colégio, e desenvolver a experiência prática em suas aulas. “Esse tipo de atividade acaba com a idéia de que Física é o Bicho Papão”, disse o professor. E ainda acrescentou sobre a premiação: “É gratificante perceber que nossos esforços dão resultado e que nossos alunos sentem-se mais aptos a preencherem vagas no mercado de emprego em áreas como a engenharia, antes tão distantes”, completou.

A OBFEP
A OBFEP é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), conta com apoio do MEC e faz parte de um programa permanente da sociedade Brasileira de Física. Em 2010, a olimpíada foi realizada em caráter de Projeto Piloto nos Estados Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo. E no ano seguinte, ela ocorreu nos mesmos estados e também no Maranhão e Mato Grosso. E nesta última edição, em 2012 a Olimpíada abrangeu todo o país. Neste ano, ela também ocorrerá no Brasil inteiro.
Podem participar da competição apenas alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que haja, ao menos, um professor responsável. A competição é organizada para três níveis – A (9º ano do Ensino Fundamental), B (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e C (3ª e 4ª séries do Ensino Médio - onde houver) – composta por duas fases. A primeira envolve provas com questões de múltipla escolha e a segunda fase é composta de provas com questões teóricas e experimentais discursivas.


Texto: Monyelle Braga
Foto:  Divulgação Secretaria de Educação

Santana de Parnaíba promove Campeonato Municipal de Futebol

O primeiro colocado da 2º divisão, em 2012, estreou na 1ª divisão contra o time E. C.Refúgio

Tiveram início recentemente, os jogos do Campeonato Municipal de Futebol de campo de Santana de Parnaíba, organizado por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL). Ao todo, estão disputando a competição mais de 40 equipes nas categorias veteranos (acima de 33 anos) e veteraníssimos (acima de 40 anos), 1ª e 2ª divisão.
Além de acontecer nos finais de semana, as partidas do Campeonato Municipal também serão realizadas durante a semana, no período noturno. E para marcar a grande novidade deste ano, foi realizada, no dia 1º de maio, uma disputa com os dois campeões de 2012 da 1ª e 2ª divisão, que foram respectivamente Refúgio e Artmanha. O emocionante jogo terminou em 3x0 para o Refúgio.
O Campeonato de Futebol deve se estender até o mês agosto. E todas as partidas serão realizadas nos campos do Campo Municipal, localizado na Vila Parnaíba, e no Campo do bairro 120.
 No segundo semestre de 2013, terão início as disputas do Campeonato Municipal de Futebol nas categorias master (acima de 50 anos) e sub-18.

Campeonato de Futsal
Nesta primeira semana maio, também, tiveram início as partidas do Campeonato de Futsal. Estão disputando, ao todo, 24 times da 1ª e 2ª divisão de diversos bairros da cidade. Os jogos acontecerão até o mês de agosto no Ginásio de Esportes Armando Frediani e no Centro Poliesportivo do bairro 120.
No segundo semestre de 2013, serão realizadas as competições nas categorias menores: sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Texto: Alessandra Oliveira Mtb: 33.655
Foto: SMAFEL divulgação

Prefeitura de Santana de Parnaíba abre vagas para Oficinas de Teatro em diversos bairros da cidade


A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está com vagas abertas para Oficinas de Teatro infantil e Oficinas de Técnicas de Iniciação Teatral para adolescentes e adultos.
Totalmente gratuitos, os cursos, serão ministrados pelo Departamento Artístico Teatral (DEARTE), no Cine Teatro Coronel Raymundo, no Centro Histórico, e também em espaços a serem definidos conforme a demanda nos bairros da Fazendinha, Parque Santana e Cururuquara.
            As aulas das Oficinas de Teatro serão semanais e terão uma hora e meia de duração. Elas serão oferecidas em dois horários, das 09 às 10h30 e das 14 às 15h30. Já as aulas de Técnicas de Iniciação terão três horas de duração, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer munidos com RG e comprovante de residência, no Cine Teatro Coronel Raymundo, localizado na Rua Suzana Dias, 300, Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4154-4447.




Texto: Regiane Castanon – MTB nº 46.780