domingo, 19 de janeiro de 2014

Secretário de Emprego do Estado de São Paulo Tadeu Morais visita Santana de Parnaíba

O secretário da SEMEDES, Mauro Brunetto em reunião com o Secretário de Emprego do Estado de São Paulo, Tadeu Morais, para tratar das melhorias de infra-estrutura dos PAT´s de Santana de Parnaíba
O município de Santana de Parnaíba recebeu na quarta-feira, 15/01, a visita do secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Tadeu Morais que participou de uma reunião promovida pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES), uma vez que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é mantido pela pasta.
            Durante a reunião, o secretário Mauro Bruneto, falou sobre as mudanças quanto à infra-estrutura do PAT, visando melhorar o atendimento aos moradores do município. Entre elas, está à atualização do sistema de cadastro do PAT, por meio da aquisição de novos computadores, a ampliação do espaço de atendimento e a mudança do layout atual, além da implantação de senha eletrônica.
Atualmente, o município possui três postos de atendimento, Fazendinha, no Centro da cidade e no bairro de Alphaville que juntos, atendem uma média de 600 pessoas por dia e recebem cerca de mil solicitações de vagas de emprego por mês. Futuramente, serão inaugurados mais dois postos, Colinas da Anhanguera e no Parque Santana.
De acordo com o Bruneto, a maior dificuldade está em fornecer mão-de-obra qualificada aos empregadores. O secretário da SEMEDES também falou sobre os trabalhos desenvolvidos no Espaço do Empreendedor.
Após a reunião, o secretário Tadeu Morais conheceu as instalações do PAT Fazendinha e ficou satisfeito com o resultado da reunião, “A reunião foi bem proveitosa, estive presente na inauguração deste PAT, quando ainda não era secretário e hoje estamos aqui com o intuito de fortalecer a parceria do Governo do Estado com Santana de Parnaíba, por isso já apresentamos um projeto junto ao Ministério do Trabalho e ao Governo do Estado para reformar todos os PAT´s do Estado de São Paulo para proporcionar melhor qualidade de atendimento ao trabalhador e ao empreendedor da cidade,” falou.
Para o Secretário da SEMEDES Mauro Brunetto, esta visita serviu para o secretário de emprego conhecer o resultado do trabalho desempenhado pelo município, “Esta visita do secretário Tadeu, foi inédita para Santana de Parnaíba, para que ele conheça as nossas necessidades, pleiteadas junto ao Governo do Estado quanto às melhorias dos PAT´s do município, que é a ampliação do espaço de atendimento e do número de guichês, para que possamos aumentar o número de recolocações de pessoas no mercado de trabalho. Hoje nós temos três PAT´s e dois que ainda serão inaugurados, portanto a visita deste secretário trará melhorias para nosso município”, concluiu Brunetto.

Carreta Via Rápida

Na ocasião, o Secretário de Emprego do Estado Tadeu Morais, falou que em breve, Santana de Parnaíba passará a contar com uma Carreta de Atendimento Via Rápida, que tem o objetivo de promover cursos gratuitos de qualificação de mão-de-obra dos moradores do município. A carreta terá toda a estrutura necessária para realizar os cursos que atendam aos empregadores da região. “Esta é uma solicitação antiga, que já havíamos feito junto as Etec´s que agora finalmente será concretizado, beneficiando a população parnaibana”, complementou Brunetto.

Créditos:
Fotos: Linda Marinho 
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

Santana de Parnaiba, 16 de janeiro de 2014
Secretário de Emprego do Estado de São Paulo Tadeu Morais visita Santana de Parnaíba

Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia preparação dos novos Guardas Municipais

Os 60 novos GMC´s recebem orientações do Secretário de Segurança Urbana, Cel. Eduardo Espósito
Pensando na segurança dos seus moradores, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por intermédio da Secretaria de Segurança Urbana, recebeu nesta segunda-feira (13/01) a chegada dos sessenta novos contratados que passarão a integrar a Guarda Municipal Comunitária (GMC).
 A apresentação foi realizada na Base Central “Lindomar Olheiro Pessoa”. Na ocasião, os integrantes receberam as orientações iniciais a respeito do cargo e sobre a postura que deverão adotar, quando estiverem atuando como guardas municipais.
“Hoje estou realizando um sonho de infância, sempre tive vontade de atuar numa área onde pudesse ajudar o próximo. O modo de atuação dos guardas municipais de Santana me impressiona, pela farda e a maneira de trabalhar junto à comunidade”, falou Juliane Yamada, uma das seis novas GMC´s.
Durante os próximos quatro meses, os novos guardas municipais vão passar por um processo de instrução, participando de aulas teóricas sobre legislação, preenchimento de documentos de uso da guarda municipal e sobre a história do município, além de passar por orientação psicológica. Na parte prática, eles terão aulas sobre como manusear arma e munição, técnicas de defesa pessoal e atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, entre outros. No último mês de formação, os novos guardas passarão por um estágio nos eventos tradicionais, como carnaval e Drama da Paixão, dando apoio aos guardas veteranos, aprendendo como deverão atuar em ocasiões diversas.
Para o aluno Bruno Diniz, fazer parte da equipe é motivo de orgulho na carreira dele, “É uma honra participar desta corporação, meu tio sempre me incentivou e eu batalhei muito para estar aqui hoje e ter o prazer de vestir esta farda azul dividindo com meus companheiros o dia-a-dia nas ruas, prometo dar o melhor e gostaria se for possível, me aposentar aqui,” falou Bruno.
A apresentação dos novos comandados foi acompanhada de perto pelo Comandante da GMC Mário José de Souza e pelo Secretário de Segurança Urbana, Coronel Eduardo Espósito, que falou aos novos comandados, sobre a importância em fazer parte da corporação, “Eles representam sangue novo para a nossa guarda municipal, onde o Prefeito está cumprindo mais um compromisso para com a segurança da nossa cidade, contratando esses jovens que passarão por um treinamento e dentro de quatro meses estarão prontos e com certeza vão honrar a farda da nossa guarda municipal”, concluiu.

Créditos:
Fotos: Linda Marinho 
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101


Santana de Parnaiba, 15 de janeiro de 2014

Santana de Parnaiba, 15 de janeiro de 2014 Prefeitura de Santana de Parnaíba inicia preparação dos novos Guardas Municipais, 

Prefeitura retorna obras em Parque Municipal do Colinas da Anhanguera, Santana de Parnaíba

No local, estão sendo assentado piso alto travante; instalação dos bebedouros e a construção dos quiosques, academia ao ar livre e o campo de bocha, e conclusão do portal da entrada do parque (portaria)



A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Municipais, retomou no último dia, 10/01, as obras de construção do Parque Municipal do Colinas na Anhanguera.Localizado em frente à Rua Yolanda Mohaly, o terreno possui aproximadamente 30 mil metros quadrados.
No local, estão sendo assentado piso alto travante; instalação dos bebedouros e a construção dos quiosques, academia ao ar livre e o campo de bocha, e conclusão do portal da entrada do parque (portaria). Além do plantio de árvores e muda nativas, fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente
Será construída ainda, uma base da Guarda Municipal Comunitária, proporcionando assim, mais segurança aos freqüentadores do parque.


Créditos:
Fotos: Roberto Andrade
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Prefeitura inicia cadastramento dos cartões de ônibus para estudantes universitários e de cursos técnicos, Santana de Parnaíba

A Secretaria de Educação realiza entre os dias 02 de Janeiro a 04 de Abril, o cadastramento e revalidação dos alunos dos cursos universitários e técnicos para utilização dos bilhetes escolares BEM e BOM
A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por intermédio da Secretaria de Educação, já deu início ao cadastramento e a revalidação do Cartão Escolar 2014, para alunos universitários e de cursos técnicos – que utilizam o cartão BOM (linhas de ônibus intermunicipal) ou BEM (linha de ônibus municipais).
Os interessados em adquirir o bilhete de transporte escolar e os que já utilizam o cartão, devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Copacabana, 80, no bairro Jardim Benoá, das 9h00 às 16h00, até o dia 04 de abril. É necessário estar munido com cópia do RG, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. (Confira abaixo lista completa dos documentos necessários).
Para adquirir o Bilhete Escolar 2014, o aluno deve morar do município e estar matriculado em curso regular (de segunda a sexta-feira) com duração mínima de 02 anos.Os cartões BOM e BEM dão direito apenas a uma condução (passagem de ida e volta) por dia.
Para mais informações, a Secretaria de Educação solicita que entrem em contato pelo telefone (11) 4622-8600, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

Relação de Documentos para estudantes dos cursos universitários e técnicos

CARTÃO BOM

CARTÃO BEM

01 Cópia do RG

02 cópias do RG

01 Cópia do Cartão BOM (caso possua)



02 cópias de comprovante de residência (contas de água luz telefone ou capa do carnê de IPTU) em nome do aluno ou dos pais. No caso da residência ser alugada, apresentar contrato de aluguel com reconhecimento de firma

01 cópia de comprovante de residência (contas de água luz telefone ou capa do carnê de IPTU) em nome do aluno ou dos pais. No caso da residência ser alugada, apresentar contrato de aluguel com reconhecimento de firma

01 Declaração da instituição de ensino (Declaração constando que está matriculado para o ano de 2014 ou cópia do boleto pago do mês de janeiro ou fevereiro/2014).

02 Declarações da sua escola, informando que é aluno regularmente matriculado no ano de 2014 (para alunos da UNIP e do SENAI) e 02 vias da PRODESP (para alunos das ETEC´s Ermelinda e Bartolomeu)

Moradores com carro emplacado em Santana de Parnaíba têm direito a desconto no IPTU, Santana de Parnaiba

As pessoas, com veículos emplacados, na cidade, poderão abater até 10% do valor pago do IPVA no IPTU, com limite de 50% do valor total pago no IPTU
   A Prefeitura de Santana de Parnaíba irá oferecer para 2014, o desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos moradores que possuem veículos automotores emplacados na cidade. As pessoas com carros licenciados no município poderão abater até 10% do valor pago do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no IPTU, com limite de 50% do valor total pago no IPTU. De acordo com a Lei nº 3.348, este benefício será mantido para os IPTU´s dos exercícios deste ano até 2017.
Para usufruir do benefício, o contribuinte deve ficar atento às datas limites para requerer o desconto. Em caso de pagamento de cota única do IPTU ou IPVA, o desconto deverá ser solicitado, preferencialmente, até o dia 31 de janeiro de 2014. Já aqueles que preferirem o pagamento parcelado do IPTU ou IPVA, o desconto pode ser requerido até o dia 30 de setembro de 2014. Nos dois casos, será gerado um novo carnê, com os valores atualizados (veja tabela abaixo).
 O desconto também é oferecido para quem comprar um veículo 0 km no decorrer do ano de 2014. Caso o contribuinte o adquira após 30 de setembro, o abatimento será feito após o pagamento do IPVA proporcional e o benefício poderá ser solicitado até o dia 30 de dezembro deste ano.
Qualquer pessoa pode solicitar o desconto. Mas para isso, é necessário que apresente os seguintes documentos originais: Carnê do IPTU; comprovantes de pagamento do IPVA; RG ou equivalente; CPF; Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo e aviso de vencimento do IPVA, emitido pela Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), da Secretaria da Fazenda. Estes dois últimos são solicitados para comprovar que os veículos estão registrados no endereço do imóvel em nome dos próprios contribuintes ou de seus dependentes. No caso do imóvel ser alugado, é exigido o contrato de locação.
Os contribuintes que pagarem o IPTU sem o pedido do desconto do IPVA podem, também, solicitar a restituição, mediante requerimento via protocolo, anexando cópias dos documentos elencados acima.
Para requerer o benefício, o contribuinte deve comparecer em um dos seguintes postos de atendimentos: Protocolo Geral – Praça Monte Castelo, 04, Centro; Administração Regional Aldeia da Serra – Estrada Municipal do Ingaí, 1680 – sala 02, Aldeia da Serra; Administração Regional Alphaville/Tamboré – Av. Dr. Yojiro Takaoka, 2.711, Alphaville; Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) – Av. Tenente Marques, 5720 – Fazendinha; Posto de Atendimento Colinas da Anhanguera – Av. Di Cavalcanti, 605, ao lado dos Correios – Colinas da Anhanguera; Posto de Atendimento Cidade São Pedro – Rua do Gavião, 289 , na USA Cidade São Pedro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e das 13h às 17h ou no Núcleo de Atendimento Tributário (NAT), no setor de IPTU, localizado na Rua Professor Max Zendron, 77, Jd. Benoá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os contribuintes devem entrar em contato no NAT pelo telefone 4622-7400.

IPTU 2014 - TABELA DE PROCEDIMENTOS - DESCONTO DO IPVA NO IPTU

ATÉ 30/09/2014

IPTU

Desconto de 10% do valor do IPVA no IPTU, até o limite de 50% do valor total IPTU

COTA ÚNICA
até 31 de janeiro

PARCELADO
até 12 vezes

IPVA

COTA ÚNICA
- com desconto -
Janeiro, conforme
o final da placa do
veículo

Comparecer nos postos de atendimento para retirar a 2ª via da cota única do IPTU com o desconto do IPVA.

Comparecer nos postos de atendimento para retirar a 2ª via das parcelas do IPTU já com o desconto.

COTA ÚNICA
- sem desconto -
Fevereiro, conforme
o final da placa do veículo

Ingressar no Protocolo Geral, com o pedido de restituição sobre 10% do valor do IPVA pago.

Após o pagamento do IPVA, comparecer nos postos de atendimento para retirar a 2ª via das parcelas do IPTU já com o desconto.

PARCELADO
Janeiro, Fevereiro e
Março

Ingressar no Protocolo Geral, com o pedido de restituição sobre 10% da parcela paga, ou aguardar até março, para obter o desconto total do IPVA pago.

Após o pagamento do IPVA, comparecer nos postos de atendimento para retirar a 2ª via das parcelas remanescentes do IPTU, com desconto.

Créditos:
Fotos: Linda Marinho 
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101

Prefeitura cria Projeto de Lei de Implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, Santana de Parnaiba,

 
Concluído em Dezembro de 2013, o plano tem o objetivo de resolver os problemas de coleta e tratamento de esgoto no município.
O jornal “O Estado de São Paulo”, publicou na última segunda-feira, (06/01), que 70% dos municípios brasileiros não possuem um projeto voltado para resolver os problemas de saneamento básico e, por conta disso, não poderão contar com os recursos do governo federal para investimentos em saneamento básico em sua cidade.
Na contramão destas cidades, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente já elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Concluído em dezembro de 2013, o plano já recebeu a aprovação do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMAS), pelo Conselho Municipal de Saúde (COMUS), além da Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento da elaboração do plano. O projeto aguarda apenas a aprovação da Câmara Municipal para ser implantado.
Atualmente, cerca de 95% do município é atendido pelo sistema de abastecimento de água e praticamente 100% da cidade é atendida pela coleta de lixo, mas, o principal problema dos moradores está no esgotamento sanitário, já que somente 32% do esgoto gerado em Santana de Parnaíba é coletado e apenas 4,99% deste montante é tratado.
Para sua elaboração, o plano de saneamento utilizou critérios exigidos pela legislação, além da participação popular, feita por meio de consultas públicas realizadas em nove bairros do município entre os meses de junho e agosto de 2013, estipulando metas para atendimento, concluindo a primeira fase em 2016 (curto prazo), a segunda em 2020 (médio prazo) e a última fase até 2042 (longo prazo).
Em curto prazo (até 2016), será realizada a ampliação da coleta do esgoto para 70% e do aumento do atendimento do abastecimento de água e do tratamento de esgoto coletado para 100%, além de fazer um plano de limpeza de bocas de lobos e de conscientização ambiental. Outra meta de curto prazo será a ampliação da reciclagem de resíduos na cidade com a implantação de um Centro de Gerenciamento de Resíduos e criação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Entre as metas a médio prazo (até 2020) será criada a setorização do sistema de abastecimento de água e universalização do acesso ao sistema de esgotamento sanitário e da criação do plano de micro e macrodrenagem e do sistema de medições pluviométricas e fluviométricas, além da desocupação das áreas de várzea. Nas metas de longo prazo, previsto para conclusão até o ano de 2042 será criado um plano de drenagem que integrará as cidades vizinhas e a região metropolitana, além da firmação dos programas de Educação Ambiental no município.

Créditos:
Fotos: Mário Justo
Texto: Renato Menezes MTB nº 54.101


08 de janeiro de 2014  -  Prefeitura cria Projeto de Lei de Implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, Santana de Parnaiba,